Trabalho em Equipa & Comunicação (Teoria)

1. Comunicação - Introdução

Communication

Imagem 1: Comunicação

De acordo com a comissão Europeia, a comunicação é considerada uma competência chave. Descreve “(…) a capacidade para expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opiniões de forma oral e escrita (ouvir, falar, ler e escrever) e interagir linguisticamente de forma apropriada e criativa numa gama completa de contextos societários e culturais.”1

Os benefícios de gerir a comunicação efetivamente são, por exemplo, melhores aptidões relacionadas com o diálogo e a cooperação, bem como o desenvolvimento de uma atitude positiva em relação aos outros.

A comunicação é um processo complexo. As pessoas comunicam com palavras, com a voz e com o corpo. Além disso, têm várias formas de comunicação verbal, não-verbal e para-verbal. Por exemplo, os estilos de comunicação verbal podem ser caracterizados por mostrarem emoções para criar um relacionamento. 

Outros preferem mostrar respeito ao espaço de outra pessoa e proteger a harmonia da relação, não mostrando sentimentos. Nos capítulos seguintes, ser-lhe-á apresentado o tópico "comunicação" com um modelo teórico. Além disso, os diferentes tipos de comunicação (comunicação verbal, não verbal e para-verbal) e estilos de comunicação serão explicados.


1 https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=LEGISSUM:c11090&from=EN