Trabalho em Equipa & Comunicação (Teoria)

1. Comunicação - Introdução

1.2. Tipos de comunicação

O termo comunicação não se limita à troca de informações por interação verbal, inclui aspetos como ênfase de termo (para-verbal) e linguagem corporal (não verbal). Aprender e praticar a comunicação significa compreender como pessoas diferentes agem, comunicam e vêem o mundo à sua volta.

A comunicação verbal significa a comunicação através de palavras, que varia de pessoa para pessoa. Cada pessoa tem um meio de comunicação preferido com base em valores, crenças, cultura, etc.

A comunicação para-verbal descreve aspetos de comunicação que geralmente não são considerados parte do sistema de linguagem, mas abrangem o espetro da voz com a qual uma mensagem é expressa. A comunicação para-verbal inclui:

  • Campo vocal
  • Volume
  • Ênfase de palavras ou frases
  • Tempo de falar
  •  Melodia da fala

A definição de comunicação não-verbal inclui aspetos relacionados com a linguagem corporal, tais como movimento, posição, gestos ou expressões faciais. Para uma melhor compreensão, é importante saber que a comunicação não-verbal geralmente não é intencional e depende do indivíduo e da cultura. Por exemplo: na maioria dos países europeus, o contato visual comunica respeito e status em conversas, enquanto em alguns países asiáticos, o contato visual é bastante evitado.