Trabalho em Equipa & Comunicação (Teoria)

2. Conflitos e gestão de conflitos

2.1. Compreensão dos conflitos

Compreender os conflitos é um pré-requisito fundamental para a sua resolução. Resolver um conflito, não só requer o uso de vários métodos ou técnicas, mas também algumas formas de pensar, valores fixos, capacidades analíticas e interpessoais e um foco e reflexão claros.

Um conflito pode ocorrer dentro de uma pessoa (intra) ou entre duas ou mais partes (inter). O termo "partes" pode descrever indivíduos, mas também grupos. O foco não está no número de pessoas, mas nas diferentes opiniões que são representadas por essas pessoas. O conflito pode evoluir devido a diferentes valores, funções, etc. Uma seleção de tipos de conflitos pode ser encontrada no glossário.

A resolução de conflitos é um processo dinâmico, que tem qualquer solução geral. Para conflitos sociais (interpessoais), a resolução exige atitude cooperativa, comunicação e, idealmente, os mesmos valores ou acordos.4

4 Der Konflikt im Gespräch. Leitfaden für Konfliktsituationen und konfliktträchtige Gespräche, Best Institut 04/2016 (Internal source)