Trabalho em Equipa & Comunicação (Teoria)

2. Conflitos e gestão de conflitos

2.2. Fatores dos conflitos

Um importante fator de conflitos é a comunicação. Uma comunicação insuficiente, diferentes percepções e estilos de comunicação podem levar a mal-entendidos e a conflitos. Por outro lado, a comunicação é essencial para a resolução de conflitos. Quando as pessoas comunicam entre si, interagem num nível factual e num nível interpessoal. Enquanto o primeiro diz respeito ao tema da discussão, o último expressa a relação entre as pessoas. A relação interpessoal tem um impacto ainda maior na interação.

Outro possível fator de conflitos são valores diferentes. Os valores refletem princípios e convicções. Se os conflitos forem percebidos como questões de valor, as partes serão particularmente sensíveis. Comparáveis à comunicação, os valores podem causar conflitos, mas podem também promover a sua resolução, ou seja, a consciencialização de diferentes valores, bem como da vontade de encontrar valores comuns, obriga a uma resolução entre as duas partes.

Além dos fatores interpessoais, fatores externos, como a falta de recursos ou um processo de tomada de decisão importante, podem levar a um clima de potencial conflito.