Trabalho em Equipa & Comunicação (Teoria)

3. Teamwork

Teamwork

Imagem 8: Trabalho em Equipa

Existe uma variedade de conceitos relacionados com a definição de trabalho em equipa. A organização do trabalho que utiliza o trabalho em equipa pode-se referir a uma ampla gama de possibilidades, como círculos de qualidade, equipas multifuncionais, equipas de autogestão ou equipas virtuais. Muitos empregadores oferecem trabalho em equipa com diferentes graus de autonomia. 

Para o trabalho bem-sucedido e eficiente em equipas, é preciso considerar que cada membro tem um estilo de comunicação individual e que existem diferenças nas convenções ao dar feedback e discordar publicamente.

A melhor maneira de garantir um processo positivo numa equipa é criar condições iniciais que criem a equipa para o sucesso. Pode ser considerado benéfico ter uma direção convincente. Os membros estão esclarecidos sobre as suas tarefas e responsabilidades e têm acesso às informações e recursos de que necessitam para realizar o trabalho com sucesso. Dado os desafios integrados que essas equipas enfrentam, é essencial ter nessas equipas pessoas curiosas, flexíveis, pensativas e o mais emocionalmente estável possível.

Em caso de conflitos, o seu endereçamento imediato suporta a escalada, uma vez que o problema/mal-entendido não é exagerado nesta fase. Os grupos ainda funcionam melhor se as suas ligações pessoais estiverem estabelecidas. Os interesses ou pontos de vista comuns podem evitar conflitos.

Good teamwork

Imagem 9: Características do bom trabalho em equipa